terça-feira, 6 de outubro de 2009

VII Bienal do Livro de Pernambuco


O escritor cubano Pedro Juan Gutiérrez, autor da Trilogia suja de Havana, foi um dos convidados especiais da VII Bienal do Livro de Pernambuco. Em sua palestra, falou sobre o mercado editorial, o processo criativo e a qualidade literária. Confira algumas de suas frases:

“Escritores de ficção são em sua maioria mutantes enlouquecidos. Quase sempre terminam loucos, alcoólatras ou suicidas. Para escrever a Trilogia, passei três anos escrevendo e bebendo como um louco.” Indagado sobre a quantidade de álcool, respondeu: “Considerando que bebi um litro por dia, foram mil e oitenta litros.”

Sobre o ofício de escritor: “De algum modo, um escritor é como um xamã, um sacerdote, um oráculo, um profeta, o bruxo de sua tribo, alguém com uma visão profunda e diferente, alguém que se adianta e se arrisca. Alguém capaz de escrever o que ninguém havia visto, apesar de estar diante dos olhos. E isso é quase mágico.”

Sobre o papel da boa literatura na cultura: “A literatura é praticamente a única via de pensamento e reflexão em profundidade que nos resta neste mundo tão audiovisual, no qual de repente nos submergimos. Os jovens me preocupam muito. Se o garoto não se habitua à leitura desde os sete anos, nunca será bom leitor (vai gostar de algum Best seller de péssima qualidade, será incapaz de ler escritores um pouco mais profundos. É preocupante. Mas, de todos os modos, não estamos no apocalipse. Há que se seguir escrevendo e pensando e abrindo portas. Meus livros são publicados em mais de vinte países e tenho milhares e milhares de leitores. Isso eu agradeço muito, porque é uma experiência maravilhosa.”

Nenhum comentário: