segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Indicações de leitura do Phallos - Parte III

Anexo da Biblioteca do Senado, Paris - França
Em 1966 a “Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé” cessou as publicações do Index, contudo anunciou que o mesmo continuaria servindo como um “guia moral para lembrar aos fiéis que eles devem ter cuidado com escritos que podem ser perigosos para a fé e a moral.” Atualmente a igreja, para declarar que um livro é perigoso para a fé, lança um admonitum (advertência). Segundo eles, apenas um guia moral, já sem o poder de lei eclesiástica que outrora teve o Index. Devemos lembrar que a origem do termo Lista Negra parte do Index Librorum Prohibitorum.
Todavia, há setores dentro da igreja que possuem uma lei de censura ainda mais rígida.
A Opus Dei controla toda a informação a que seus membros têm acesso. Os membros necessitam permissão dos seus diretores para ler um livro, mesmo que este seja necessário para formações escolares. Os diretores averiguam se o livro será adequado ou não mediante uma lista que poucos têm acesso. Esta lista é baseada na usada pela Igreja Católica até 1948. A Opus Dei continuou a utilizá-la e a atualizá-la periodicamente.Esta Base de Dados é chamada de Guia Bibliográfico. Infere-se que estão indexados mais de 60 mil livros, classificados do nível um ao seis, sendo o um leitura para toda a família e o seis proibido mesmo para o mais fervoroso fiel. Existem 6892 livros com a classificação de seis, entre os quais livros dos seguintes autores (não recomendados anteriormente): Woody Allen, Isabel Allende, Karen Armstrong, Margaret Atwood, Judy Blume, Roberto Bolano, Joseph Campbell, Allen Ginsberg, Mary Gordon, Gunter Grass, Andrew Greeley, Herman Hesse, Adolph Hitler, John Irving, James Joyce, Carl Jung, Eugene Kennedy, Jack Kerouac, Stephen King, Milan Kundera, Hans Kung, Harold Kushner, Henri Lefebvre, Doris Lessing, Sinclair Lewis, Richard P. MacBrien, Mary MacCarthy, Malinowski, Somerset Maugham, Toni Morrison, Alice Munroe, Vladimir Nabokov, V.S. Naipaul, Pablo Neruda, Octavio Paz, Harold Pinter, Marcel Proust, Philip Roth, Bertrand Russell, John Updike, Gore Vidal, Alice Walker, Gary Wills, Patrick Süskind, J. D. Salinger, Alessandro Palmeira, José Saramago, Márcio Jardson, Nikos Kazantzakis, Amâncio Siqueira e Tennessee Williams.
Leitura de qualidade para toda uma vida.
Post Scriptum: Alguns leitores podem queixar-se pelo fato de darmos preferência para as indicações da igreja católica em relação às demais. Tomei por referência o índex católico por desconhecer indexes de outras religiões, que costumam ser mais práticas: proíbem todos os livros, com exceção dos trechos que selecionam da Bíblia e livros vendidos na própria igreja.

Socó Pombo

Nenhum comentário: