terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Emoção do parto

Assim como às pessoas comuns comove assistir ao nascimento de uma criança nas novelas, aos escritores (ao menos à maioria deles) é emocionante presenciar o nascimento de um livro. Diria meu amigo Siqueira: "É o livro nascendo, depois de uma longa gestação na mente. O diferencial entre a opção do livro eletrônico e do livro físico ficará nas mãos dos autores, pois um livro baixado na internete não dá a mesma emoção para quem escreve, embora possa ser a mesma para o leitor."

Neste caso, embora concorde com suas palavras, não posso deixar de considerá-lo um tanto romântico, pois acredita que os autores influenciam o mercado editorial. Para românticos como nós, o vídeo poderá levar às lágrimas.

Trata-se do vídeo promocional da máquina Espresso Book Machine (EBM) - ou a "máquina ATM dos livros", como é descrita pela On Demand Books, dona do projeto.

Com ela, o consumidor pode escolher, mandar imprimir e montar qualquer livro de um acervo digital de quase meio milhão de títulos disponíveis. O processo é concluído em menos de cinco minutos. Enquanto o processo em off-set exige provas de fotolitos, impressão de uma placa (duas páginas) por vez, corte e colagem, além de um processo longo e complicado para confecção de capas coloridas (cada cor é impressa em separado), o equipamento faz tudo sozinho, após a escolha do título a ser impresso. Se a editora quiser manter empregos, pode ter um empregado para manusear o computador e outro para pegar os livros prontos.

Essas máquinas estavam sendo comercializadas diretamente para editoras, a um preço de cem mil dólares. Talvez isso explique porque são tão elevados os preços dos livros publicados pelo Clube de Autores. Com certeza o preço cairá muito. Basta analisarmos outras tecnologias que baratearam em mais de três mil por cento nos últimos cinco anos.

É a primeira vez que uma livraria britânica disponibiliza a máquina. Nos próximos meses, a Blackwell espera aumentar o catálogo para mais de um milhão de títulos. Além disso, a companhia quer elevar o acesso a livros protegidos por direitos autorais, que ainda compõem a minoria do acervo.

A tendência é que as grandes livrarias de todo o mundo disponham de um equipamento similar. Na falta de um título, a encomenda chega em cinco minutos. A cada cinco minutos, um novo parto para nos emocionar.

Socó Pombo

Nenhum comentário: