domingo, 13 de dezembro de 2009

Depois de livros queimados em Bauru, livros reciclados em Ibiribá



Duas toneladas de livros de uma biblioteca pública do Rio Grande do Sul viraram alvo de uma investigação.
Os livros da biblioteca de Ibirubá, no Norte do estado, foram encontrados dentro de uma empresa de reciclagem que funciona na cidade vizinha de Selbach (RS). Algumas obras já estavam destruídas e outras foram vendidas para colecionadores.
Os livros foram descobertos durante uma fiscalização ambiental em uma empresa de reciclagem em Selbach, município vizinho a Ibirubá. O dono da empresa, que não quis se identificar, disse que a compra do material teria sido feita na biblioteca pública do município, que estaria vendendo livros velhos. Parte do material que comprova a origem foi parar nas mãos de um colecionador, que frequentemente visita a recicladora à procura de documentos antigos. Todos com identificação da biblioteca.
– Chegamos lá e tinha muitos livros. O proprietário disse que eu poderia levar. Perguntei qual era o preço e ele me disse que custava R$ 0,40 o quilo, então carregamos 380 quilos – afirma o colecionador.
Na casa do colecionador foram encontradas obras literárias, coleções científicas, enciclopédias e até um livro ponto, todos com carimbo da biblioteca. A secretária de Educação de Ibirubá, Jussara Rodrigues, que também é responsável pelo acervo público, diz que não foi informada sobre o descarte.
O Ministério Público formalizou a reclamação e está investigando o fato.
Monteiro Lobato disse: "Um país se faz de homens e livros". Depois de uma bem sucedida campanha de extermínio dos livros, o que virá em seguida?
Socó Pombo

Nenhum comentário: