sexta-feira, 19 de março de 2010

Resposta de um pecador ao seu inquisidor



Em resposta ao amigo Socó Pombo, que foi extremamente generoso em sua crítica ao Evangelho de São Pecador, quero apenas salientar alguns pontos que não se encaixam na realidade do romance. Primeiramente, o personagem Ahmenops recebeu tal nome apenas porque não consegui em minhas pesquisas encontrar o nome do Cônsul do Egito na época em que se desenvolvem os fatos narrados.

Quero ainda deixar claro que não foi minha intenção esconder a autoria do livro, embora concorde plenamente que não sou o autor estritamente falando, tendo alterado deliberadamente meu estilo para dar maior verossimilhança à obra, e inclusive fico feliz de ter causado alguma confusão ao meu amigo, o que comprova que fui bem-sucedido na minha tarefa.

Sobre a influência de Dom Quixote nas escolhas de heterônimos e temas, devo afirmar que não houve, pelo simples fato de não ter lido Cervantes antes ou durante a escrita do Evangelho (concluí o romance aos 24 anos, e li Dom Quixote aos 26, embora não tenha deixado de notar algumas questões intertextuais bem assemelhadas – fazer o que, se tudo foi já escrito?). Minha escolha por um autor espanhol se deu por dois motivos básicos: primeiro: o brasileiro não valoriza autores nacionais e talvez, ao ver um livro de um autor “estrangeiro” na livraria, possa interessar-se. Segundo: a Espanha é um país em muito assemelhado à nossa América, inclusive em suas ditaduras tão próximas da Igreja Católica, e traçar paralelos entre o século II e o XX, com a Espanha, remeteria diretamente ao nosso próprio século XX, com suas ditaduras. Como se trata de obra filosófica, mostrar que pensamentos de dois mil anos ainda se encaixam na nossa realidade era um objeto, o qual também acredito ter alcançado, e se encaixa perfeitamente nas intenções do Movimento Lixista, que busca a total reciclagem do pensar e do fazer da nossa sociedade.

Para mostrar que não objetivo eximir-me da autoria de um livro polêmico, realizarei o lançamento do mesmo na Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira – PE, às 20h, no dia 27 de março. Aqueles que quiserem me apedrejar já sabem onde estarei.

Segue o texto da orelha:

“Muito aprenderás para descobrires que de nada sabes.”

As palavras de Shiva marcarão as viagens de Tiago de Ariman em sua busca pelo amor, por Deus e por si mesmo. Transitando da aridez ao oásis do espírito, conhecerá a vastidão nem sempre bela do coração dos homens, numa jornada de auto-conhecimento para além do santo e do profano no ser humano, até o âmago do próprio homem. Uma peregrinação por terras distantes dará a medida do pó que nos faz vivos, a composição da vida que nos faz humanos, demasiado humanos.

Amor e ódio, vida e morte, fé e desesperança se encontram na sua história, não primariamente dualista, não religiosamente maniqueísta, não tese e antítese, mas síntese de um espírito que extrai do tormento o sentido para tornar-se superior. Uma jornada da queda à sublimidade. O descobrimento do Reino que está dentro de nós. Aprendemos nessa caminhada que a vida é luta, que a guerra é a melhor professora da paz. Que está em nossas mãos operar o milagre. O milagre nos envolve até nos sufocar.

Vagando entre povos, línguas e filosofias, descobriremos com Tiago que o grande tema e o grande propósito da vida não são o pecado ou a santidade, o bem ou o mal, mas o homem em sua pureza, misto de prazer e dor.

Aprenderemos com as filosofias e as religiões que o amor é a grande sabedoria, que o homem é a grande fé.

Contudo, pode um único homem ser todo um povo, toda a humanidade? Descubra (descubra-se) no seu evangelho. Uma história de conhecimento e vontade. Um romance de força e beleza. Um poema de redenção.


Quem não puder estar presente poderá obter o livro nos seguintes links:

http://artexpressaeditora.com.br/produtos.asp?produto=100

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=7031978&sid=16422716512129759354805246&k5=BECE09C&uid=

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-139023050-o-evangelho-de-so-pecador-amncio-siqueira-_JM

http://www.quebarato.com.br/classificados/o-evangelho-de-sao-pecador-amancio-siqueira__9405414.html


Amâncio Siqueira

Nenhum comentário: