sábado, 9 de março de 2013

De Barbarismos Civilizados




“This is not the scene I dreamed of. Like much else nowadays I leave it feeling stupid, like a man who lost his way long ago but presses on along a road that may lead nowhere.”
Talvez o trecho final do romance Waiting for the Barbarians, do nobel de literatura J. M. Coetzee, diga mais sobre seu autor e seus leitores do que sobre o próprio livro. Partindo da chegada de um oficial da Guarda Civil do Império, o romance nos leva no fluxo de consciência do Magistrado, que vê a paz em que viveu como representante da Pax imperial nas últimas décadas esfacelar-se, pois o oficial representa um Império que já não sabe como lidar com o outro, com os bárbaros. O magistrado indaga-se se há outras diferenças entre seu povo e os bárbaros, além da fronteira tênue que os separa, enquanto assiste impotente a prisões, torturas e mortes levadas a cabo por homens cheios de certezas, que não veem tenuidade alguma.
Suas dúvidas o levam à queda, como se sua vida fosse um símbolo do próprio império que desaba, embora seja usado exatamente como símbolo oposto: sua prisão, tortura e degradação são levados a cabo como exemplo para aqueles que não enxergam os bárbaros como o Inimigo.
O crítico Bernard Levin compara Coetzee a Kafka. Talvez Waiting for de Barbarians não seja um romance propriamente kafkiano, mas há com certeza uma correlação entre a obra e o que pensava Kafka sobre o que deveria ser a literatura: o machado que quebra o mar gelado em nós.
Levados pelas suas dúvidas, as situações de dor e humilhação que o levam a refletir sobre sua atitude diante do outro tornam-se uma alegoria para nós próprios, levando a refletir com certo desconforto sobre nossas posições pessoais e políticas, sobre nosso lugar no mundo e o lugar do mundo em nós. Até onde nossas atitudes refletem aquilo que declaramos ser justo.
Encarar a espera pelos bárbaros é encarar a nós próprios, nossos temores, nossas dúvidas, nossa fragilidade diante de um mundo ao qual não conseguimos imprimir o sentido que desejamos, e que evitamos enfrentar até perdermos o controle até mesmo sobre nossa própria liberdade.
No fim das contas, não somos todos nós homens perdidos que insistem em trilhar uma estrada que não dará em lugar algum?

Nenhum comentário: